O que aconteceria se a natureza tomasse conta de um antigo escritório?
A selva que nos escapa
Por um ano, o “andar43” se deixa transbordar pela vegetação.
Uma experiência lúdica, sensível, imprevisível.
2021 / 2022
O edifício Mirante do Vale está no epicentro da cidade de São Paulo, na beira de um rio hoje invisível: o Anhangabaú. Antes dos arranha-céus, antes do motor a diesel, se estendia aqui uma floresta.
A Mata Atlântica é o ecossistema que mais sofreu desde a colonização do Brasil: 93% de sua área original foi desmatada. Hoje, é o segundo ecossistema mais ameaçado de extinção no planeta.
Nossa proposta inicial é trazer de volta um pedaço da Mata Atlântica ao Vale do Anhangabaú, bem no coração de São Paulo. Será que uma selva pode se desenvolver numa caixa de concreto? Bem no penúltimo andar do prédio mais alto da cidade?
Imaginem: Flores delicadas, hastes onduladas, folhas respirando… todas voltadas para a luz, olhando em direção às janelas. Parecem contemplar a cinza selva paulistana.
Que contraponto. Um afago em tempos de quarentena. Esperamos que vocês se encantem com a descoberta desta bolha de natureza. E quem sabe, ir além. O encantamento cria disposição mental, abre brechas. O que pode surgir desse mergulho no verde?
Brotando na sala
Residências artísticas
Ariel Spadari introduziu o reino animal em nosso ecosistema. Belle Verte agregou "quadros vivos" na sala. Paulo Cavera Ramires, que pinta e esculpe com materiais catados na rua, planeja uma exposição em outubro. Mariana Coal está aguardando os retornos de um PROAC.
A sua pesquisa dialoga com a instalação? Nos escreva.
Oficinas
Ansiosos para retomar atividades na sala, por exemplo, aprender a cozinhar com produtos da Mata ou receber crianças para observar e desenhar as plantas. Fica importante sentir a atmosfera tão peculiar do espaço, ativar nossos sentidos, nossas mãos.
Esta intervenção não é feita para visitar, senão para experimentar.
Hospedagem
Passar uma noite aqui é uma experiencia peculiar, um respiro em meio as plantas. Ter a sala para si mesmo, contemplar a cidade iluminada e ficar acordado pelas luzes do amanhecer.
O espaço conta com uma cama retrátil, um cantinho para cozinhar e uma ducha bem peculiar. E dois escritórios para quem quiser trabalhar.
Olhem nossas disponibilidades no Airbnb, mas não precisa passar pela plataforma para reservar: pode nos mandar uma mensagem no Insta.
Eventos Culinarios
Ouvimos falar que os PANCs viraram moda! Que bom.
Esperamos que não fique apenas uma moda efêmera: a alimentação é uma poderosa ferramenta de transformação social e ecológica.
Para pequenhos produtores, chefes e cozinheiros, a Mata Atlantica é também uma fonte de inspiração. Daqui pouco, vamos testar umas receitas.